Cataratas de Foz do Iguaçu é uma das 7 Maravilhas da Natureza

As Cataratas do Iguaçu são responsáveis pela vinda a Foz do Iguaçu de um grande contingente de turistas, oriundos de todas as partes do mundo.

Nos anos de 2005 e 2007 a 2012, o Parque Nacional do Iguaçu - que abriga as Cataratas - contabilizou mais de um milhão de visitantes, um recorde só registrado na década de 80. Em 2012, foram registrados 1.535.382 visitantes, batendo todos os recordes anteriores.

O Parque, que faz divisa com a Argentina, proporciona aos visitantes no lado brasileiro uma visão privilegiada das quedas, com dimensão panorâmica. No país vizinho, a vantagem é o contato e integração com a natureza, podendo-se ver os saltos de vários ângulos.

O ideal é conhecer os dois lados, uma vez que as estruturas existentes proporcionam diferentes sensações, seja por meio de caminhadas, transporte rodoviário especializado ou agradáveis passeios de trem em meio à selva.

No período de 2007 a 2011, as Cataratas do Iguaçu participaram da campanha mundial de escolha das Sete Novas Maravilhas da Natureza, organizada pela Fundação Suíça New 7 Wonders. A eleição teve 440 atrações participantes, de 220 países. Após duas etapas que envolveram voto popular e a seleção de especialistas, foram definidas as 28 seletas finalistas, dentre elas as Cataratas do Iguaçu.

No dia 11/11/2011 o resultado preliminar apontou as Cataratas como sendo uma das eleitas, fato confirmado oficialmente em fevereiro de 2012.

Fonte: Prefeitura de Foz do Iguaçu